Como se tornar um Chef de sucesso

Como se tornar um Chef de sucesso

O primeiro objetivo dos restaurantes é terem pratos de qualidade que satisfaçam os clientes. Para a criação desses pratos, existem os chefs que, para além da confeção dos alimentos e da atenção a todos os pormenores para que um serviço de excelência seja mantido, sabem que a longevidade do restaurante, da empresa, vai depender de pequenos pormenores. Mas leia aqui alguns aspetos fundamentais para ser um Chef de sucesso.

1. Aprender a liderar e a gerir

Gerir é fundamental para liderar pessoas. Planear e organizar, para um Chef, é a base do sucesso, pois resolve os problemas antes de eles surgirem. Todos os chefs bem-sucedidos têm de ser gerentes sólidos de pessoas e bens. Os líderes ajudam a criar um ambiente onde dão asas a quem tem sede de conhecimento, partilham objetivos comuns, querem exceder as expetativas e sentir-se parte da equipa responsável, de forma a atingir os objetivos. Todos os chefs que observam uma longa e sucessiva carreira à frente de um restaurante têm de evidenciar características de liderança.

2. Perceber que tem de haver equilíbrio em todos os aspetos

Para o sucesso, o controlo dos custos é essencial a curto e a longo prazo. Uma das principais tarefas de um Chef é trabalhar de forma afincada para melhorar a linha de vendas: pode ser feito em pratos pensados para o efeito, em menus objetivos e únicos.

3. Dados, dados, dados

Tomar decisões em qualquer negócio sem ter os dados, isto é, sem conhecer o assunto e perceber as suas características globais, é impossível. É verdade que algumas decisões são melhores se forem sentidas, se forem do coração, mas até essas decisões devem ser fundamentadas em dados objetivos e estatísticas. Os chefs precisam de saber como verificar as médias, o que vendem melhor, em que alturas, a razão do negócio funcionar melhor em certos dias e pior noutros; saber quanto cada produto contribui para o sucesso do restaurante em termos financeiros. O custo de produzir cada prato, o tempo, trabalho, pessoas envolvidas, tudo é necessário saber, mesmo os cortes a utilizar nas carnes ou mariscos. Todos os detalhes são úteis, são dados, e os dados são somente fulcrais se forem estudados e aplicados.

4. Ser um Chef decidido: viver hoje, planear o amanhã

Os chefs, com valor e apreço, pensam, estudam, enfrentam as mudanças que são necessárias para manter o sucesso no restaurante durante décadas. Nunca param. Os melhores chefs estão passos à frente dos restantes, mesmo à frente do cliente. Na verdade, estão disponíveis para antecipar o que as pessoas vão querer no futuro.

5. Excelente comida e serviço diferenciam a qualidade dos restaurantes

Os chefs precisam de ter mestres na cozinha e, para isso, têm de estar disponíveis para treinar cozinheiros de forma a replicar sabores, aromas, tudo o que vai inspirar clientes e fazê-los voltar. Alguns chefs têm um dom, são diferentes. A atitude de serviço de excelência não poder nunca ser ignorada. E, para se conduzir essa linha da frente, os restaurantes têm de gerir um staff experiente e habilidoso, formado. Somente assim se atrai clientes.

6. Saber como construir e criar a marca

Um Chef tem de saber criar, melhorar e promover a marca de um restaurante. O objetivo de cada anúncio ou programa de promoção, mesmo que o objetivo seja passar uma ideia de boca em boca, depende do Chef, pois é ele que constrói e torna a marca reconhecida. E o caminho para a construção da marca é feito na promoção do Chef e equipa. Os melhores chefs aprendem a ser figuras públicas, estão dispostos a estarem presentes no restaurante e a interagir com os clientes, a serem a face e o rosto da «casa», a colocarem-se como embaixadores da marca. Os chefs com longas carreiras não se podem esconder atrás de portas de cozinhas.

7. Ser um excelente ouvinte

Os cozinheiros que aspiram a ser chefs devem estar atentos e tudo ouvirem. Os seus olhos devem estar concentrados em tudo o que está em redor deles. Ouvir e conhecer o que a concorrência faz, ouvir e prestar atenção à equipa, ouvir os clientes, ouvir as organizações e negócios que personificam a excelência e o sucesso no ramo. Até empresas que não estão no negócio da restauração podem ser focos para a inspiração.

8. Aprender algo novo diariamente

A sede do conhecimento é o principal fator para se tornar uma pessoa de negócios bem-sucedida, e isto é verdade para cozinheiros e chefs. A pergunta diária pode ser: o que aprendeste hoje? E a resposta pode ser um diferente detalhe, uma nova técnica, qualquer facto, processo, sabor, entre muitos outros. Caso não exista esse desejo de aprender diariamente, a oportunidade para construir a marca pessoal torna-se fumo sem fogo. Aprender tem de fazer parte da rotina diária.

9. Investir em ti próprio

O primeiro passo é não esperar que nos ofereçam formação no investimento das habilidades e competências. Procurar oportunidades e construir algo que mostre envolvimento e investimento faz todo sentido. Se a empresa não tiver fundos para a formação, é fundamental procurar outras formas de cobrir o custo. O futuro em qualquer área precisa de um contínuo investimento. Ideias? Um empréstimo, trabalhar horas extras, reinventar os caminhos do teu sonho. O que geralmente paga a formação é o nosso futuro preenchido e risonho.

10. Investir na equipa

Excelentes chefs procuram oportunidades semelhantes para a equipa. Quando os funcionários sentem a vontade da empresa para os ajudar a melhorar, dão em troca trabalho com entusiasmo e paixão. Um ambiente de investimento pessoal ajuda a atrair os melhores empregados. Se o restaurante não gere fundos para a formação, a parceria entre outras cozinhas, como forma de aprendizagem, pode ser um passo inovador.

11. Prestar atenção ao que está a acontecer

Um Chef eficiente tem de estar concentrado nas mudanças, sem deixar de lado os estudos financeiros que devem ser cautelosos e sempre através da análise de dados existentes. Rever cartas periodicamente, seja nos vinhos ou menus alimentares, saber as alterações dos preços nos produtos, é algo fundamental para compreender os passos a dar e reduzir custos. Todos estes fatores e outros têm de estar no radar de um chef, cujo serviços estão sempre em mudança e em contínua procura da inovação.

12. Vontade para mudar

Os sucessos de todos os detalhes têm objetividade se um Chef conhecer a informação e estiver disposto a concretizá-la e a fazer as mudanças necessárias. É preciso saber defender as atitudes necessárias a tomar num negócio.

13. Partilhar informação

Os futuros chefs percebem que o sucesso depende da habilidade para gerir uma equipa, um restaurante; sabem o que dizer, sabem liderar; mais, conseguem o equilíbrio em todos os pormenores no restaurante e definem as mudanças a fazer; são a marca do restaurante e partilham o saber.

 

Está preparado para se tornar um Chef de sucesso? Ouça, esteja atento, partilhe o conhecimento, aprenda diariamente, invista na formação. Aprenda a liderar, a conhecer todos os movimentos que fazem parte de uma empresa na área da restauração. Esteja atento aos pormenores, aos clientes e, a sorrir, seja a marca do seu espaço… seja Chef.

 

E para você, que ingredientes são necessários para ser um Chef de sucesso?

 

inscricao-curso-cozinha-120h