Nos dias 2 e 3 de maio, a Aesacademy recebe o Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA’19), destinado a jovens estudantes dos 16 aos 26 anos de artes culinárias das escolas da região do Minho. E o espaço onde acontece, a Aesacademy, é o ideal para a realização de eventos gastronómicos com o formato do MYCA, bem ao estilo do famoso programa de culinária, MasterChef. A Aesacademy garante um ambiente de competição único, sob a avaliação de chefs e especialistas regionais, nacionais e internacionais. A iniciativa do Minho Young Chef Awards elege o melhor jovem chef da região do Minho. O vencedor da edição minhota irá representar a região no concurso internacional European Young Chef Awards, promovida pelo IGCAT. Este ano será realizada na ilha de Rodes, Grécia, nos dias 22 a 24 de outubro. O embaixador do MYCA’19 é o Chef Renato Cunha.
Na quinta-feira, dia 2 de maio, os concorrentes serão recebidos pelo Minho Inovação, na Aesacademy, em Vila Nova de Famalicão. Ser-lhes-á facultada uma breve introdução relativamente à importância da iniciativa Jovem Chef do Minho no encorajamento da diversidade cultural e gastronómica. Vão receber orientações relativamente a segurança nas cozinhas. Os concorrentes começarão a sua preparação do prato no seu formato tradicional de forma a ser fotografado e apresentado aos membros do júri.
A competição terá lugar sexta-feira, dia 3 de maio, e os concorrentes recebem instruções às 08h00m antes da organização do seu espaço na cozinha. O Minho Inovação decidirá a ordem dos pratos e o Chef de Cozinha certificar-se-á que cada estudante comece a cozinhar em intervalos de 10 minutos. Cada concorrente terá 2h30m para preparar o seu prato.
A apresentação será ao vivo na presença do júri e do público.
A Aesacademy é o espaço ideal para a realização de eventos gastronómicos com o formato do MYCA, bem ao estilo do famoso programa de culinária, MasterChef, esta instalações garantem um ambiente de competição único. A cozinha está equipada com 12 bancadas / cozinhas de trabalho espaçosas e totalmente equipadas. O complexo conta ainda com uma sala para cerca de 80 pessoas e uma outra para cerca de 20, o que torna o ambiente ideal para o sucesso do evento.
Minho INovação… em Gastronomia
O Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA’19) é uma iniciativa promovida pelo Consórcio Minho INovação – que integra as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave. Este evento tem como objetivo promover a inovação culinária, baseando-se na cozinha tradicional e nos produtos locais, através da participação dos jovens chefs do Minho.
Dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho INovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através do MYCA.
Esta iniciativa é uma oportunidade para networking entre os alunos e as escolas da região que participam na mesma, bem como, uma oportunidade de aprenderem sobre a cultura gastronómica do Minho e os seus produtos endógenos. A competição conta com a avaliação de chefs e especialistas regionais, nacionais e internacionais. Ao incentivar os jovens chefs a trabalharem e valorizarem a diversidade dos produtos endógenos e a diferenciação regional, o objetivo é inspirar futuros embaixadores da gastronomia e da cultura Minhota.
A iniciativa está aberta aos alunos que frequentem cursos de nível III, IV e V, na área da gastronomia (cozinha / pastelaria) em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior ao concurso (2018). Os participantes devem ter entre 16 e 26 anos. A iniciativa Minho Young Chef Awards pretende promover a igualdade de oportunidade, por esta razão, as escolas são incentivadas a encorajar as candidaturas de chefs femininas (atualmente sub-representadas em concursos a este nível).
Cada escola será representada por um aspirante a chef que preparará uma versão inovadora de um prato regional e tradicional, harmonizado com um vinho verde da região do Minho. É pedido aos participantes que utilizem variedades endógenas de animais ou plantas, contribuindo assim, para a preservação futura destes produtos regionais. O candidato deve ser selecionado e aprovado pela respetiva escola em que está matriculado. Recomenda-se aos concorrentes que se inspirem em artistas ou músicos locais e partilhem o processo da sua interpretação criativa na apresentação.
O candidato deve ser acompanhado por um elemento de apoio, cujo papel, em primeira instância, é ajudar na interpretação da história / apresentação do prato, e este contará ao júri a história sobre a sua origem e a ligação do prato ao seu local. O candidato deverá também ser acompanhado por um colega dos cursos de restaurante / bar para a defesa da harmonização de vinho verde da região, escolhida para acompanhar o prato.
O elemento de apoio não está autorizado a ajudar na preparação do prato, o seu desempenho é estritamente restrito à apresentação, estando também proibido de ajudar na cozinha.
Serão disponibilizadas cozinhas individuais aos concorrentes da iniciativa do Minho Young Chef Awards. A organização providenciará tempo suficiente para orientação e adaptação às cozinhas disponibilizadas.
Grécia como horizonte
A iniciativa do Minho Young Chef Awards elege o melhor jovem chef da região do Minho. O vencedor da edição minhota irá representar a região no concurso internacional European Young Chef Awards, promovida pelo IGCAT. Este ano será realizada na Ilha de Rodes na Grécia, nos dias 22 a 24 de outubro.
Minho Young Chef Awards 2019 (MYCA’19)
2 e 3 de maio de 2019
Aesacademy
Travessa Domingos Monteiro, 102
4770-508 Ruivães
Vila Nova de Famalicão
MYCA2019
Consulte AQUI DOCUMENTO REFERENCIAL Minho Yong Chef Awards 2019